((nem vou explicar, o texto diz tudo!!))

Bonjour

Não, não é a Ana Maria Braga, nem a cozinha maravilhosa da Ofélia. É Rogê que vos fala.

ro0

E depois de algumas passadas pelo Cut, principalmente nos bastidores com a divulgação dosadesivos, chegou a minha vez de cooperar na produção. Fazer parte dessa massa intelectual que compõe este blog hehehe. E me deram a função de escrever sobre gastronomia, restaurantes, vinhos e algumas coisas doidas que passarem pela minha cabeça.

Vou tentar mostrar aqui as coisas que faço em casa e como cozinhar é fácil, divertido e gostoso. Na verdade não vou dar receitinhas passo-a-passo pq não é assim que faço. Geralmente pego os ingredientes, dou umas pesquisas e vou inventado. O lance todo é fazer novas possibilidades, combinações e sabores. Falarei dos ingredientes, modos de preparo e como fazer as coisas your own way. Não gosto de receitas prontas, acho que a comida deve ter a cara de quem cozinha, com personalidade, seguindo seu gosto. Para quem nunca cozinhou, ou acha muito difícil, a resposta pra isso é a mesma que em várias outras coisas da vida: só a prática melhora. E claro, e mais fundamental de tudo, o prazer em fazer é enorme, sem contar no prazer em comer rsrs.

Não sou chef e nunca fiz cursos, mas trabalhei por dois anos com profissionais da área num bistrô francês em Londres. Sempre observando, sendo curioso, perguntando, pedindo dicas, vendo as combinações e principalmente, reparando naquilo que nunca tinha visto ou experimentado. Fiquei viciado com isso.

Em casa me rendia às experimentações, começando com o mais básico, com aquilo que já estava acostumado e conhecia. Claro que nem sempre dava certo, mas a cada erro eu aprendia mais do que com os acertos. Com o tempo vc vai aprendendo o tempo de cada alimento demora pra cozinhar, ou a ordem que eles devem entrar na panela.

Observando os chefes, e realizando as minhas experiências em casa, pude ver que não é difícil cozinhar de forma “profissional” (ou pelo menos com a aparência). O principal problema é quebrar os paradigmas das comidas que estamos acostumados. Cresci achando que salada era apenas alface e tomate, e legumes só batata e cenoura. E como todo brasileiro, almoço era arroz, feijão, bife e batata frita. Esta cultura cria uma barreira em nossas cabeças por muito tempo e não nos sentimos confortáveis para provar e tentar novas possibilidades. Assim como é comum falarmos que não gostamos de alguma coisa, sem ao menos ter provado uma vez. Ou dizer que algo não combina só pq vc nunca o viu assim.

Anyway, vamos parar de bla bla bla e partir para o ponto que queremos chegar (mas deixarei mais um pouco de bla bla bla para os próximos posts).

Neste último domingo recebemos em nossa casa a visita de Gabi e a Julia (que para quem não sabe é a futura mamãe da vez). Como moro na casa Cut Club, além dos momentos que a Jú só fala de maquiagem e coisas do tipo, agora eu estou entrando  com a parte gastronômica da parada. Resolvi usar as amigas como cobaias rs.

roge

.

Hj em dias meus pratos favoritos são aqueles que nunca imaginava comer quando criança. Prova disso foram as bruschettas mediterrâneas que preparei. Elas levam basicamente abobrinha, pimentão (de qualquer cor dependendo do seu gosto, ou todas misturadas tb), cebola roxa, alho, berinjela (que no meu caso não gosto mesmo, então nem as incluí) e tomate. O preparo é mais fácil ainda: Primeiro corte todos os vegetais. Gosto de cortes longos. Posso depois demonstrar num post sobre diferentes tipos de cortes. Neste caso eu fiz assim: a abobrinha em rodelas e longas (o que poderia ser feito com a berinjela tb); o pimentão e o tomate em tiras compridas e sem semente, a cebola tb pode ser cortada assim; e o alho em rodelas grandes, numa boa quantidade (adoro alho em tudo).

Depois disso é só todo mundo junto numa forma, regar com azeite, sal e pimenta do reino. Cada pessoa coloca a quantidade de sal e pimenta do reino que quiser. Pré aqueça o forno e depois coloque a forma. Não sei o tempo leva, mas para não correr risco, cubra a forma com papel alumínio e deixe em forno médio. Assim os vegetais vão ficar abafados e cozinharam por completo, sem perder muito liquido. Tampando a forma com papel alumínio ajuda a não queimar os alimentos, mas cuidado para não passar do ponto e ficar tudo muito molengo.

DICA: Coloque os tomates para assar só depois de 20 minutos, ele cozinha muito rápido e acaba derretendo. Daí é só espetar os vegetais até que comecem a ficar macios, mas não muito. Lembre-se que os vegetais são para a bruschetta, então eles ainda voltarão para o forno.

Depois de tudo assado, retire aquela água que sobra no fundo da forma e coloque os vegetais em outro recipiente. A parte mais legal dos vegetais mediterrâneos (e a mais gostosa tb) é embebedar os vegetais em azeite. Coloque uma boa quantidade e acrescente tb um pouco de salsinha bem picadinha.

DICA: Salsinha e cebolinha sempre bombam nos vegetais e saladas. Verifique como está o sal e a pimenta. Pois bem, assim foram feitos os famosos Vegetais mediterrâneos marinados. O ideal é deixar assim por algumas horas, pra pegar bem o azeite.

Agora pra transformar isso em bruschettas é a parte mais simples de tudo.

ro1

Apenas pegue fatias do seu pão favorito (recomendo os pães italianos, aqueles que parecem um mega pão francês), corte em fatias e passe um fio de azeite nelas. É só colocar os vegetais marinados encima das fatias e mandá-las de volta para o forno. Para ficar com uma cara profi, vc pode empilhar os vegetais um sobre o outro, formando uma torre. Claro que o tempo eu não sei, mas gosto quando as pontinhas dos vegetais vão ficando levemente tostadas.

ro2

.

No post da segunda-feira a Ju falou que fiz as bruchettas mediterrâneas com biscoitinhos de parmesão. Mas confesso que os biscoitinhos não deram muito certo. Não sabia ao certo como fazê-las e resolvi tentar. O primeiro piloto deu certo, mas quando meti a mão na massa não rolou (rolou algum erro ao assar).

ro3

.

Mas mesmo assim consegui aproveitá-los para outras coisas. Então deixo para o próximo post (e muitos outros posts tb) como podemos aproveitar aquilo que aparentemente não serviria pra nada, ou fazer milagre com aquelas coisas que sobram na geladeira.

Bon Appétit !

.

(gente, não preciso nem explicar meu orgulho e o tanto que eu amei esse post. Muito, muito mas muito mesmo. Acho que abrem-se novas possibilidades maravilhosas pra gente! Ro, valeu demais por entrar nessa idéia junto com a gente. Você, como sempre, bombou mega! Já quero mais!)

Anúncios

26 Comentários on “((nem vou explicar, o texto diz tudo!!))”

  1. Bárbara disse:

    adoro cozinhar. e se falou que tem algo novo eu tô pronta pra aprender… com certeza vou experimentar sua dica! abraço.

  2. Paola disse:

    que novidade óteema! adoro vegetais assim no forno, sempre faço a beringela, tudo com bastante alho e azeite! demais isso!

  3. lys disse:

    água na boca total…já gostei dos biscoitinhos de parmesão sem nem experimentar.
    e ficou tudo muito lindo, parabéns!

  4. cvargas disse:

    AHHHHH, EU QUERO SER COBAIA TAMBÉM!!! me convida ro???

    demais, cut club cada dia mais amplo e abrangente! espaço pra tudo que é bom!! delícia!

    adorei ro e adorei ju

    • judadalto disse:

      carol, primeiro, para de zuar o Michael com emotion bizarros!!!!!! heheheh mentira, sempre morro de rir.
      depois, vc sempre esta convidada, principalmente qdo tira fotos maneras
      hehehee

  5. fabbie disse:

    Receitinhas! super concordo que ele deve ter um dia fixo aqui pra receitinhas gastronômicas. Adoro ver essas fotos de comidas!

  6. fabbie disse:

    o comentário saiu meio repetitivo mas deu pra entender. hehe

    • judadalto disse:

      super deu hehehee. Ro tá pesquisando melhores formas de tirar foto de comida, só pra deixar a gente mais com água na boca hehehe

  7. Brunella disse:

    tbm acho q as receitas devem sempre rolar por aqui.
    Hum, muita água na boca.
    =D

  8. Karina Nogueira disse:

    Arrasouuuu
    Na próxima pode chamar essa cobáia…rsrsrs
    bjooo

  9. Gabi disse:

    Ah, não!!! Não vou abrir mão do meu posto ‘cobaiano’, podem tirar o cavalinho da chuva, meninas!!! hehehe
    Rô, ficou tudo delicioso, desde os papos às bruschettas!!
    E AMEI o post, é bem assim mesmo q se cozinha, sem amarras e medidas, como deve ser vivida a vida!!!
    E com muito, mas muito amor e criatividade!
    lindo, lindo!
    domingo quero café da manhã lá em casa, viu? tratem de acordar cedo!
    bjbj

    • judadalto disse:

      kkakakakakaa
      Que legal q vc gostou, Gabi, é um orgulho pq vc é da área ihihihh
      🙂
      to mt animada com esse café da manha! 🙂
      adooooro
      precisa levar o que? que musica? vestimos o que? pijamas? kakakakakaa

  10. Lori disse:

    Rogê!Não cozinho,sou preguiçosa e desengonçada,mas a sua mensagem me passou confiança,to pensando em surpreender alguém com esses quitutes…
    Semble délicieux, félicitations à la CUT!
    à bientôt!

  11. Gabi disse:

    Ah, mais uma coisinha: Rô, vc sempre paga de gatão nas fotos, deliiiiiiiicia!!!!!
    Adoro! hehehe

  12. Rogê disse:

    Estou acompanhando tudo minuto a minuto e já estou preparando a continuação das bruschettas. AGUARDEM!

  13. K. disse:

    Gente…esse CUT tá demais mesmo…cada dia que abro aqui uma surpresa mais e mais legal! Vou testar essa receita logo logo, ainda mais porque paricipo de um clube que troca receitas pela net…tem gente do Brasil inteiro, é bem legal, e volta e meia sempre tem uma receitinha nova diferente! Adorei! Beijos, K.

  14. julia disse:

    uiuiui, tb não abro mão do meu posto de cobaia!!!!

    tava uma delícia, e olha que nem sou mto fã de pimentão, mas o amarelo é levinho delícia!

    beijocas Ro!

  15. Sil disse:

    Gente que delícia isso…quero ser convidada para ser cobaia também heim!!!!

    outra coisa…tinha tempo que não passava por aqui…isso está bombando demais!!!! Adorei Ju!!!

    Beijos

  16. tai disse:

    po roge so vi hj

    vc bomba ne garoto

    ui

    bjs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s