Segredinhos para a pele perfeita

Cada vez eu tenho buscado mais na maquiagem fazer uma pele perfeita, porque uma pele bem linda é realmente o que mais dá segurança e auto-confiança na gente né meninas?

Mas o que é uma pele perfeita?

.

A pele ideal é aquela que não apresenta tantas variações de cor, é mais por igual. Também não tem muitas marcas, veínhas, espinhas, nem nada que tire a textura lisinha dela. Irritações passam longe da pele ideal, assim como desdescadinhos de frio ou de química. Ah sim, uma pele perfeita tem um brilho próprio, diferente do brilho oleoso, ele mostra a elasticidade e saúde da pele.

Ok, e como chegar lá? Um dermatologista pode ajudar muito mesmo. Hábitos mais saudáveis também, como não fumar e comer menos gordura e chocolate (ôhhh como ajuda). Mas, e com make, como chegar na pele ideal? Vou fazer uma listinha de dicas e vocês prometem seguir? Garanto que vocês vão ver o resultado facinho e vão vir aqui contar 😉 Vamos lá:

.

– PROBLEMAS DE TEXTURA

– Marcas são muito difíceis de esconder. Quanto mais a gente tenta, mas elas aparecem. Se a marca te incomoda demais, é melhor mesmo procurar algum profissional e tentar um tratamento mais pesado, quem sabe até retirar. Hoje em dia tem milhões de opções. Mas se não for nada tão fora dos seus padrões, são suas marcas que te tornam única, toma coragem e assume  logo a sua!

– Espinhas também são quase impossíveis de esconder com maquiagem. Limpeza de pele de 3 em 3 meses é um sonho que eu ainda consigo realizar, porque essa é numa prática que deixa a pele perfeitamente “limpa”, pronta pros produtos q a gente vai usar a partir daqui. Eu gosto muito de ir lá no Duarte, o serviço é bom e sempre tem promoção. Fora isso, principalmente as meninas com pele oleosa e mais tendência às espinhas e cravos, é claro: vocês precisam fazer acompanhamento todos os dias!! Fico muito de cara (MESMO) com quem vai dormir sem usar nenhum produtinho noturno!! Gatinha, espinha pode marcar sua pele pra sempre, conheço mil casos assim, cuidado! Usar sabonetes especiais, e produtos secativos antes de dormir, é fundamental gente!

– Veias: Tem meninas q tem, principalmente as mais branquinhas, veias aparentes no rosto, dos lados, perto do nariz, em regiões mais sensíveis. Eu mesmo tenho e tem uns anos já que planejo tirar com agulhadas úi (mesmo sabendo que elas vão voltar). Enquanto eu tomo coragem, vou escondendo com make mesmo. Porque corretivo não é só pra olheira, a gente sabe né? É pra tudo que incomoda. Eu uso pequenas quantidades nas benditas, sempre espalhando bem e usando outras camadas se necessário for.

– Ruguinhas: Você sabe que eu não sou uma blogueira dondoca, então aqui é o lugar que você vai ouvir coisas do tipo: nossas rugas contam nossa história e tem mais é que aparecer meeeesmo! Desculpa! Só evita de passar muitos produtos em pó, que isso marca muito e craquela.

– Sardas: Se vc tem sardas e tenta esconder, você dá um mole federal.

– Irritações: A única coisa que dá pra indicar pra irritações é a água termal, nosso famoso calmante de pele. Fora isso, melhor suspender todos os cosméticos e prestar atenção o que pode estar causando a irritação (as vezes o contato com o óculos, brincos, barba, alergias ou só o frio mesmo). Porque, depois de irritado, só com profissional mesmo. Já se a irritação for bem levinha, uma infusão de chá de camomila pode acalmar e relaxar!

-Descascados: Esse tipo de irritação destrói o make antes mesmo dele começar. Uma pele descascada é muito feia! E no frio acaba virando rotina descamar em alguma parte do rosto (perto do nariz e da boca principalmente). Pra não deixar isso acontecer, a pele precisa estar sempre bem hidratada. Mesmo hidratar sendo apenas prender a água, achar um hidratante bom pra sua pele do rosto é tão simples como ganhar na mega sena acumulada. Por isso comece a busca hoje mesmo rs. Eu indico pra todo mundo experimentar o hidratante da Maky Kay, dessa linha aqui em baixo. É muito babado!!! Se vc puder experimentar vai ver que a linha toda é um babado forte mesmo!

Algumas partes, como os lábios, precisam de atenção hidratante especial, e a famosa e baratíssima manteiga de cacau é nota 10 nesses casos, sem ela (ou algum balm do tipo) é quase impossível usar batom escuro no frio. Ele ficaria todo acumulado nas rachaduras da boca, feio de doer. A Mary Kay também tem um produto demais da conta, que é um duo de esfoliante e balm hidratante pra boca, um dos melhores efeitos de lábios que eu já ví!!

PS. sempre bom lembrar: Meninas que fazem tratamentos químicos devem questior o médico por produtos que não vão brigar e podem ser usados juntos.

– Esfoliação: A esfoliação geralmente é feita com frequência semanal porque tem a função de tirar celulas mortas e renovar a sua pele, deixando ela bem fresca e retirando até descamadinhos superficiais. Existem esfoliantes que limpam sua pele quimicamente, e outros com esferas rígidas que limpam físicamente, ou seja, no “arranhão”. Não é muito simples esfoliar não, eu mesmo nem tento fazer sozinha porque minha pele é bem sensível. Em tempo frio, você pode cagar ainda mais as coisas tentando fazer uma esfoliação em casa. Eu indico procurar um produto mais leve (menos abrasivo), ou procurar um profissional.

.

– PROBLEMAS DE COR

A pele já está saudável lá em baixo, ok, podemos começar a brincar com ela. Ao usar produtos de pele, na verdade a gente está criando uma nova. O que eu quero dizer é: a gente inventa nossa pele, da forma como queremos que ela aparente. Ou seja: eu quero um rosto mais afinado: passo tons mais escuros dos lados. Eu quero um rosto mais iluminado: ilumino a linha máxima do nariz… Por isso que eu digo que maquiagem é um exercício de auto-conhecimento. Como vc quer que seu pele aparente ser essa semana? Como você quer que seu rosto seja hoje?

Só pra começar, o que todo mundo concorda é que a pele do rosto pra ficar ideal tem que ter os tons igualados. Importante: se olhe no espelho com muita atenção nesse momento. Procure conhecer todas as variações de cor da sua pele. A minha, por exemplo, é bem mais escura em baixo dos olhos, em cima dos olhos, em baixo do nariz e no queixo. Ou seja: todos esses diferentes tons vão sumir e dar espaço pra uma pele de bebê, toda por igual.

Vamos pela ordem:

Pra deixar minha pele toda por igual, eu começo aplicando um primer. Com a tecnologia de hoje em dia, esses produtos fazem uma película protetora pros makes não entrarem tanto na pele, cuidando dela. Essa película ainda corrige e melhora a textura da pele. Muitos ainda fecham os poros e controlam o suor excessivo. E, por fim, aderem aos produtos que vem por cima, fazendo eles durarem mais. Vou indicar aqui o primer de arroz da Contém 1G, que tem uma textura super seca, to amando.

Agora, com a pele ainda sem cor, eu passo a base, porque acredito que ela seja isso mesmo: a base pra começar a trabalhar. Eu espalho bastante a base no rosto todinho, mas deixando mais produto nos lugares que precisam, como olheiras, nariz, veínhas, etc… Quase não passo na testa, porque é oleosa. Deu pra entender que desde aqui o importante é conhecer o nosso rosto e saber onde deixar mais produto e onde deixar mais leve? Minha base cria um efeito muito bom, mais harmônico da pele, mas é bem fluida, então tem partes que só com ela ainda continuam puxando pro roxo ou vermelho, ou seja, minha cara ainda está colorida demais pra eu chamar de perfeita.

– É nessa hora que entra meu amado e querido amigos de todas as horas: o corretivo. Já canse de falar isso aqui, mas falo tudo de novo pra quem ainda não se ligou: O corretivo tem que ser do tom exato da pele. Ele é feito pra criar uma nova camada de pele por cima do que vc quer esconder. Ou seja: não pode ser escuro demais nem claro demais. Esse é um erro MT comum aqui em Vitória, aquelas meninas com a olheira parece que de hipoglós de tão branco, e eu já tive o desprazer de ouvir uma vez que isso era moda gente!!! Isso NÃO é moda, ok? Isso é bem feio.

– Escolhemos um corretivo o tom exato da nossa pele. Mas não vamos esquecer de iluminar os pontos. O que eu quero dizer: eu uso esse corretivo maravilhoso da Make Up For Ever:

Uma hora faço uma resenha dele, mas fica claro que, com uma paleta dessas, dá pra usar os tons mais claros nos lugares que a gente quer que “saltem”. Um exemplo: na olheira – em baixo do olho – eu uso minha cor. Em cima do olho eu uso um tom mais claro, o que acaba abrindo meu olhar. Vocês estão acompanhando? Fica quase uma pintura: se vc conhece seu rosto bem sabe que tem que passar um tom mais escuro aqui e outro mais claro ali pra no final seu rosto ficar todo mais ou menos da mesma cor.

– A dica já apareceu aqui em cima, mas vou fazer um tópico só pra ela porque muitas meninas ainda não se tocaram do mais importante de passar corretivo: sua olheira é em baixo do olho e em cima também, na pálpebra. Já notou que essa parte também fica escura as vezes? Então pode passar corretivo na pálpebra e ver a diferença agora mesmo.

– Usei uma camada de corretivo e eu sei que precisa ficar bem leve: então com o dedo mesmo eu espalho bem. Quanto mais eu espalhar, menos craquelado vai ficar durante o dia. Agora se eu espalhei, espalhei, e o corretivo não cobriu, pode passar outra camada, e espalhar muito bem. Depois outra camada e espalhar, até chegar no resultado, e sem ter deixado uma mega massa craquelenta.

– Sobre o corretivo ideal, é muita procura e determinação, mas qualquer corretivo já é um amigo. Eu estou amando o que falei aqui em cima, e sou totalmente fã dos corretivos em pó minerais, como o da foto, que é da Bare Minerals. Nunca vi textura mais fina, que se esconde na pele… E a cobertura também é das melhores que já vi. Sempre passo uma camada na olheira no fim, por cima de tudo, finalizando o make.

– Base, corretivo, a pele pode estar pesada. O vem por cima igualando ainda mais os tons, e finalizando com um toque de pêssego, deixando a pele sequinha e lisinha. Geralmente eu troco o pó pelo blot, ou se minha pele ta irritada, só uso mesmo se for uma ocasião mais especial.

.

– PROBLEMAS DE BRILHO

– Pele vertendo óleo, ái que medo, chego a sonhar de noite com essa cena, é de matar de vergonha. Blot, Effaclar, secativo da Adcos, lencinhos anti-matte…, já contei aqui todas as minhas armas. Felizmente não estamos naquele verão matador, então esse mal não é o maior dos problemas da estação. Inclusive, abre a discussão pra gente falar da falta de brilho, um problema seríssimo!

Cuidado com querer esconder demais o brilho! Uma pele sem brilho nenhum, cheia de pó, além de ficar com aquele cheirinho de senhoras idosas (bjos pra vocês, senhoras idosas com o cabelo roxo), fica quadrada, sem vida e muito fake. Uma pele normal tem seu próprio brilho sim! Esse brilho significa saúde, mostra o viço, a força e a elasticidade de pele. E sabe como conseguir o gloss ideal? A alimentação conta muito, preferindo frutas e verduras cheias de cores, assim como beber muita água. Outra coisa que eu descobri que deixa minha pele com o brilho mais lindo das passarelas do mundo, é andar de bicicleta.

É verdade pura! Eu vou a um canto e outro de bike e, no começo, achava que ia chegar suando e com o make acabado. Mas só percebo que a na verdade eu chego com a pele maquiada e com um brilho saudável de dar inveja às preguiçosas!

– Claro que já existe viço de potinho, e os iluminadores ajudam muito no brilho perfeito. Eu acabei de comprar o Shell e ainda estou de namorico. (Use nas têmporas, espalhando bem, e seu dia fica mais sparkling).

.

Chegando aqui em baixo, faço uma confissão. Quando eu faço tudo isso na minha pele, e ela tá bonitinha, pronta pra usar uma sombra, ou batom, ou só rímel e blush mesmo, eu me sinto muito bem. É a parte da maquiagem que mais me faz bem, porque eu acordei toda cheia de marcas de espinhas, olheira, me sentindo uma sherek verde… Então é muito bom mesmo ir me arrumando, sentindo meu rosto, sentindo que eu entendi o jeitinho dele, e consegui ser eu mesma, só que melhor… Me dá mais segurança. Numa reunião por exemplo, de pele recém-acordada, eu ficaria bem quetinha. Com a pele boa, posso até levantar o dedo e dar uma opinião rsrsrs. (juro)

Já falei lá em cima, tô apaixonada por conseguir cada vez mais fazer uma pele mais bonita. Mas isso é um caminho, amanhã vai ser um pouquinho melhor que hoje. Por isso, se você está começando, e depois de tentar tudo isso, sua pele ainda não estiver perfeita como você deseja, relaxa e aproveita do mesmo jeito porque é assim mesmo, perfeição não existe não, e se o argumento é bom, não é a pele de quem o conta que vai estragar tudo na reunião…

Anúncios

3 Comentários on “Segredinhos para a pele perfeita”

  1. TBGeorgiana disse:

    Acho super válido falar que olho de panda invertido ou olheira de hipogloss não é moda!
    Mas tenho uma dúvida, fui na MAC e sai de la com uma base de um tom e o meu corretivo de outro totalmente diferente e até mais escuro que a base… só fui perceber isso muito tempo depois, pode isso? faz algum sentido?
    quando passo meu corretivo na mão fica uma cor super escura e feia, mas nas olheias até que funciona… nossa, tava com essa dúvida a séculos e não sabia a quem perguntar!
    Beijos,

    • judadalto disse:

      Menina, que dúvida cruel. Não sei dizer, acho que os dois tinham que ser do mesmo tom, mas as áreas que a gente usa corretivo são mais roxas, marrons as vezes. Então tem um lance de cor que pega, por exemplo corretivo verde ou amarelo… Será que é isso? Eu já percebi tb que um corretivo um tom mais escuro na parte de baixo da minha olheira esconde ela mais, e mais claro em cima do olho abre. ..

  2. mariana - disse:

    Ótimas dicas!
    Mas e o filtro solar?
    Uso antes ou depois do primer?
    Beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s