Dia Mundial Sem Carro! 22 de setembro de 2011

Não vai doer tentar pelo menos por um dia mudar sua rotina pra apoiar essa ideia! Pelo seu bem estar, pela sua saúde mental e aparência física, pela sua resistência e flexibilidade, por um trânsito menos mortal, pela economia da natureza, pela consciência coletiva, por aproveitar mais o caminho e por todos os outros motivos, vá de bike!

.

Chega de pedalaços pela paz que não dão em nada. Campanhas feitas para a mídia, mas que, na prática, não alteram em nada a realidade dos ciclistas da Grande Vitória.

Nesse Dia Mundial Sem Carro pedimos algo a mais aos nossos governantes e administradores do poder público. Trata-se de um pedido simples: fazer-se cumprir aquilo que o Código de Trânsito determina em relação aos ciclistas. Tal legislação já protege os ciclistas no trânsito de diversas formas, porém o que se percebe nas ruas é um total desrespeito a essa conquista legal.

Muitos motoristas, principalmente os profissionais (taxistas e motoristas de ônibus), colocam a vida de ciclistas em risco diariamente e perpetuam esse comportamento ao serem protegidos pela impunidade. Esse despreparo também se estende aos agentes de trânsito que, ao invés de promoverem a justiça, se escondem por traz da burocracia e dificultam o registro de ocorrências contribuindo ainda mais com a impunidade dos péssimos motoristas que continuam a trafegar pelas ruas e ameaçando a vida de pedestres e ciclistas.

O Plano de Desenvolvimento Urbano (PDU) das nossas cidades deveria determinar a instalação de bicicletários e a existência de ciclovias. A construção desse tipo de espaço não é cumprida pelas obras arquitetônicas públicas e privadas. Com isso, as cidades crescem ignorando os ciclistas que transitam pela Grande Vitória.

Não pedimos muito, pois as leis já estão aí. Pedimos simplesmente uma mudança de postura para que a lei seja cumprida a fim de garantir um trânsito seguro para ciclistas e pedestres.Entendemos ainda que o incentivo e o respeito ao transporte sustentável é essencial para que a Grande Vitória cresça sem impactar negativamente na qualidade de vida dos seus moradores.

Viabilizar uma boa estrutura física e um ambiente de respeito para a utilização da bicicleta é bom tanto para ciclistas como motorista,,A existência de uma boa estrutura para as bicicletas contribuirá para a diminuição do número de carros nas ruas, pois possibilitará que mais pessoas utilizem a magrela não apenas para o lazer, mas sim como meio de transporte diário.

Bicicletada no Dia Mundial Sem Carro! – quinta-feira 22/09/11 – concentração 19:30 no estacionamento do Teatro da UFES! – Intervenções Urbanas!

(texto Borba)

Anúncios

2 Comentários on “Dia Mundial Sem Carro! 22 de setembro de 2011”

  1. Almy disse:

    hey! é o almy la do guiadossolteiros.com , nao esquece da parada do link hein? o cut ja ta la hehehe

    http://guiadossolteiros.com
    bj

  2. Andrea disse:

    Eu deixei o me carro em casa 🙂
    beijos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s